Você realmente usa todas as roupas do seu guarda-roupa?

E se nós te contarmos que por mais que você ache que usa todas as peças do seu guarda-roupa, você não as usa? Preciso te dizer que, na verdade, apenas 30% das suas roupas dão uma “voltinha” por aí e o restante nem vê o céu azul.

De acordo com a pesquisa da startup brasileira de moda circular, Repassa, a maioria das pessoas nem percebe que não usam nem a metade daquilo que tem no armário – e nem estamos falando daquele vestido para casamentos e formaturas, ok?​​

Acreditem se quiser: a pesquisa apontou que 70% (você não leu errado!) das peças dentro dos guarda-roupas não foram usadas nos últimos 12 meses. Por mais assustador que o número seja, é só lembrar que você sempre usa aquela mesma roupa que ama e acaba nunca usando outras, né?

Ninguém quer ter dinheiro parado no guarda-roupa

Faça um exercício junto conosco: pense em 5 peças que você sabe que estão no seu guarda-roupa e que você não usa. Agora lembre, ou apenas estime, o valor de cada uma delas e some o referente a todas as 5.

A última fase do exercício é pegar esse valor e lembrar que não usamos cerca de 75% das nossas roupas. Fechou a conta? É esse resultado que poderia não ter saído da sua conta bancária: você poderia estar rico agora!

Outro estudo, este realizado pelo instituto de caridade Wrap, estima que 30 bilhões de libras em roupas ficam paradas nos closets britânicos apenas no período de um ano! O mesmo estudo ainda aponta que 460 bilhões de dólares em roupas em bom estado são descartados a cada ano, só nos Estados Unidos!

Geração de lixo pela indústria têxtil brasileira

Segundo pesquisa de 2018 da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Brasil tem a considerada quinta maior indústria têxtil e é o quarto maior produtor de denim (tecido do jeans) e de malhas do mundo.

Porém, essa colocação também leva nosso país a ser um dos maiores produtores de lixo têxtil. Anualmente, geramos cerca de 160 mil toneladas de resíduos, “colaborando”, assim, para a geração de problemas ambientais graves, como explica o doutor em Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP), Welton Fernando Zonatti.

Faça a moda circular

Depois de te assustar com vários dados absurdos (e reais), precisamos te acalmar porque existe uma saída. Ouvi um amém? Promover a moda circular, não só te gera uma renda, mas também é uma opção sustentável para o mundo.

Aqui no Toma, Agora É Seu, você pode vender as peças que estão paradas dentro do seu armário e ainda consegue comprar aquelas que você realmente vai usar – nada de comprar por impulso, ok? – por um preço muito mais acessível. Ficou interessado, no nosso Instagram temos vários outros conteúdos super legais sobre o assunto e também sobre o nosso projeto. Aproveite também para visitar nossa plataforma de compras aqui no site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.