Você lembra que falamos aqui no blog sobre o conceito do armário cápsula, seus benefícios e qual a forma de criar o seu? Então, hoje é dia de falarmos mais um pouco sobre o assunto. Vamos te ajudar a entender melhor quais são as peças essenciais em um armário cápsula para você não esquecer de nada quando for montar o seu.
Para começar a sua aventura, tenha em mente que você só terá à disposição cerca de 37 peças renováveis a cada estação, por isso a palavra-chave é versatilidade! O próximo passo é já ter uma ideia de qual é, de fato, o seu estilo. Assim, será possível selecionar e otimizar suas peças de forma mais tranquila e inteligente.
Separe peças de cima, de baixo, vestidos, casacos e sapatos e defina, de acordo com a sua preferência e necessidade, quantas serão necessárias em cada categoria (desde que o total de roupas não ultrapasse 37). Por fim, avalie o clima da sua região, se o seu trabalho ou local de estudo exige algum tipo específico de roupas, o conforto e também a qualidade das peças.
Itens essenciais em um armário cápsula
Não iremos delimitar aqui as peças baseadas em uma estação do ano, mas criamos um checklist para te ajudar a não esquecer das peças essenciais para se ter no seu guarda-roupas. A partir de então, você consegue entender de forma mais clara o que faz sentido ou não para você e adaptar conforme sua realidade.
- 2 calças jeans e/ou alfaiataria
- 1 blazer
- 4 camisetas básicas
- 3 regatas básicas
- 1 vestido preto mais clássico
- 1 vestido mais leve (colorido ou não)
- 1 blusa de gola alta
- 2 tops ou croppeds versáteis
- 2 kimonos, cardigans ou suéters
- 2 jaquetas (ex: jeans ou couro)
- 2 shorts jeans ou alfaiataria
- 2 tênis (um de exercício e outro para o dia a dia)
- 2 sapatos abertos de sua preferência (sapatilhas, rasteirinhas ou saltos)
- 1 coturno ou bota
- 1 moletom
- 1 camisa social (ou mais, de acordo com sua rotina)
- 2 saias
- 2 peças bônus para ocasiões mais especiais
Assim ficou fácil, né? Como falamos acima, esta é apenas uma base para você não ficar perdida. Então agora pegue um papel e uma caneta, pare na frente do seu guarda-roupas e comece a anotar as peças que você não pode viver sem. Feito isso, é só fazer uma nova seleção (caso necessário) para ficarem cerca de 37 peças.A dica bônus do dia é, que quando você for comprar roupas novas, pense em dois pontos: o primeiro é que elas precisam ser de qualidade e combinar com outras que você já tem; o segundo é que se uma peça entra, outra tem que sair, ok? E aí, vai encarar o desafio? Conta para a gente no nosso Instagram!