O mundo inteiro aos seus pés

Você provavelmente sabe, principalmente se for mulher, que autoestima é um desafio diário e que não é um processo linear e constante. São vários os desafios que abalam nossa confiança e nos afastam das metas e objetivos que traçamos para nós mesmas.

E não é só no âmbito da beleza, mas também no profissional e familiar, por exemplo. Vez ou outra aquela voz no seu interior aparece para falar que você não é capaz ou não é boa o suficiente. Nós temos nossa autoestima colocada – e também a colocamos – à prova todos os dias.

Em um relatório global sobre o assunto, a marca Dove constatou que cerca de 7 em cada 10 mulheres se sente pressionada a nunca cometer erros ou demonstrar fraquezas. Já quando falamos de beleza, 92% das brasileiras se sentem inseguras com algum aspecto de sua aparência.

Infelizmente, reverter esse pensamento é muito demorado e difícil. Mas é preciso, pois uma boa autoimagem colabora direta e indiretamente nos relacionamentos interpessoais, na vida profissional, amorosa e, até, na familiar.

Ter uma imagem positiva de si mesma, não quer dizer ser perfeita e amar cada pedacinho de você o tempo todo. Na verdade é reconhecer cada característica, cada “defeito” e, mesmo assim, se orgulhar e gostar de quem você é.

Ao passarmos a ter uma boa autoestima, nos tornamos mais confiantes e, com isso, os que estão ao nosso redor consequentemente passam a também confiar mais em nós – se você não confiar em você primeiro, quem vai confiar?

Procure começar o quanto antes seu processo de autoconhecimento e aceitação de cada uma de suas características. E o mais importante: persista mesmo que tropece no meio do caminho, porque o mundo inteiro está aos pés de quem é autoconfiante e segura de si.

Uma dica para começar é pesquisar pessoas que falem sobre empoderamento e que já passaram por isso que você está vivendo. Assim será possível criar expectativas mais reais e definir de modo mais claro o caminho a ser seguido.Quer compartilhar sua história com a gente? Nos mande no Instagram do Toma, Agora É Seu, vamos adorar receber!