Guarda-roupa cápsula: conheça o conceito

Se você tem um guarda-roupa cheio, porém vez ou outra acha que não tem nada para vestir em determinada ocasião, bem-vindo a realidade do resto do mundo – risos. Brincadeiras à parte, o texto de hoje pode ajudar você a resolver esse incômodo.

Não é de hoje que falamos sobre a importância de sermos intencionais em nosso consumo. Fazer isso ajuda a reduzir os danos causados ao meio ambiente e também a não acumular roupas que nunca usaremos.

E como fazer isso? Comprando com propósito! Ou seja, gastar apenas naquilo que nos cai bem, que faça nosso estilo e que seja possível criar mais de um look com as peças que já temos no guarda-roupa.

O que é guarda-roupa cápsula e como pode ser um aliado para o consumo consciente

O conceito de guarda-roupa cápsula foi desenvolvido para que você não precise mais ficar olhando por horas as suas roupas esperando que a combinação perfeita “pule” em você. Isso porque, nele, só estarão peças que sejam de boa qualidade (nada de tecido que vai estragar na segunda lavagem, hein), que combinem entre si e que te permitam fazer vários looks diferentes.

Caroline Joy, do blog Un-Fancy, difundiu o conceito e provou que é possível criar diferentes looks com poucas peças.

Um armário minimalista, compacto e versátil que conta com apenas 37 peças para cada estação – um adendo: se estiver verão, só estarão à disposição as roupas para essa estação, enquanto isso, as de inverno ficarão guardadas em uma caixa.

Ao adotar a técnica, você passa a conseguir criar looks que realmente combinam com seu corpo e estilo de vida e a tendência é que também passe a comprar menos. E atente-se, porque o conceito também vale para os acessórios, bolsas e sapatos, ok?

Mantendo apenas este número de peças, você vende ou doa aquelas que não fazem mais sentido no seu dia a dia (e o Toma está aqui para isso!). Então se você compra uma roupa nova, de acordo com o conceito, o ideal é que você também doe ou venda uma que já tenha. Aqui o consumismo não tem vez!

Outros benefícios de se adotar o guarda-roupa cápsula

Muitos são os benefícios de se adotar o conceito. Por isso, separamos mais alguns para você conhecer:

1. Menor quantidade de lixo no mundo e, consequentemente, menor impacto no meio ambiente;

2. Fugir do modelo fast fashion e, portanto, parar de apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda;

3. Menores gastos com roupas;

4. Aquisição de peças de melhor qualidade (o que significa que suas peças durarão mais tempo – desde que você cuide bem delas, e a gente já ensinou como fazer isso aqui);

5. Otimização do seu tempo. Você passará a economizar muitas horas procurando e combinando suas roupas;

6. Maior facilidade para arrumar o armário e mantê-lo em ordem;

7. Inúmeras possibilidades de combinações criativas com as peças que você escolheu ter.

Como criar um armário cápsula

Já adiantamos que não existe uma “fórmula mágica” para isso. O que te ajudará a montar o seu armário cápsula é pensar em qual o seu estilo, o que cai bem no seu corpo, e quais as suas necessidades no dia a dia.

Com tais pontos definidos, avalie o que você já tem. Separe aquilo que permanecerá, o que será doado e o que pode ser vendido (manda que a gente recebe! É só clicar aqui) e comece a reorganizar o guarda-roupas.

O ideal é que você mantenha apenas entre 30 a 40 peças, incluindo sapatos e bolsas. Fique tranquila que peças íntimas, pijama, roupas de festa e de exercício não entram na contagem, só se você quiser aumentar o desafio (fica a proposta).

Mudar é sempre um processo gradativo, porém é mais fácil do que parece em primeiro momento. Te convidamos a fazer um teste. Tente criar o seu armário cápsula e, em vez de já doar ou vender aquilo que você tirou logo de cara, guarde em uma caixa à parte. Se, em três ou seis meses você não sentir falta de nenhuma daquelas peças, parabéns, você acaba de se tornar uma adepta ao conceito! Já experimentou se aventurar a viver apenas com as peças do seu guarda-roupa cápsula e adorou? Conte para a gente no nosso Instagram, vamos adorar conhecer sua experiência e temos certeza que ela servirá de exemplo para muitas outras pessoas que nos seguem. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.