CONSUMO COLABORATIVO: A TENDENCIA É COMPARTILHAR

Apesar da economia compartilhada ser algo recente, a inclusão desse modelo tem sido cada vez maior em nosso dia-a-dia. Muitas empresas com esse tipo de economia já se tornaram modelos de negócio de muito sucesso e sustentáveis, o que demonstra um grande potencial para o desenvolvimento desse fenômeno,  colaborar e consumir!

 

Me acompanhe neste artigo para entender mais sobre o consumo colaborativo, e como essa tendência pode mudar o seu modo de consumir produtos e serviços!

Afinal, o que é consumo colaborativo?

É algo muito simples, meninas! Trata-se de uma nova maneira de trocar, emprestar e adquirir novos produtos. Isso é válido dentro de uma comunidade ou grupo, ou até mesmo entre duas pessoas. E o mais legal é que isso pode ser feito para qualquer item ou serviço, desde roupas, móveis, brinquedos, até carros e aviões!

 

Mas gente, essa ideia de consumo colaborativo existe há séculos, o que aconteceu foi a revolução industrial e o conceito de consumo em massa! Porém, esse estilo de consumo voltou a ser uma tendência por conta do meio ambiente que está sendo destruído. Mas agora ganhou força com o crescimento da internet e da preocupação ambiental.

 

Com o consumo colaborativo não há a necessidade de novas produções, e com isso é poupada a energia e insumos que seriam usados para a produção de novos itens. O meio ambiente agradece, e o seu bolso também, afinal você terá uma grande economia ao adquirir um produto seminovo ou usado. Essa forma de consumir é pensar no macro para gastar menos.

Como posso fazer parte do consumo colaborativo?

Essa é a parte mais legal… Com a internet, essa tendência tem se espalhado por todos os cantos! Graças as redes sociais e aplicativos, essa iniciativa está ganhando cada vez mais espaço. Com certeza você pode encontrar um grupo no Facebook em sua cidade que seja voltado para a troca de serviços. É possível encontrar roupas, faxina, carona, estadia, etc. E o melhor é que você pode combinar diretamente com a pessoa!

 

O consumo colaborativo no Brasil ainda tem que ganhar muito espaço para alcançar a influência que tem em outros continentes. Mas devagar chegaremos lá! Nós ainda somos muito desconfiados com esse tipo de troca e forma de consumir, porém é necessário focar nos benefícios e vantagens do modelo!

E ai, o que você achou do consumo colaborativo? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *