Aprenda a cuidar melhor das suas roupas

De nada adianta comprar as melhores (ou até as mais caras) roupas se você não souber como cuidar de cada uma para que a peça dure por muito tempo. É conhecendo o tecido das suas roupas, como lavá-los, qual a melhor forma de organizá-los e guardá-los, que você colabora para que a sua peça tenha cara de nova sempre, mesmo tendo sido comprada há muitos anos.

Não se preocupe, cuidar das suas roupas do jeito certo não é tão complicado como parece. Mas, antes de pensarmos em como cuidar das roupas que você já tem, uma dica valiosa é ter a seguinte mentalidade quando for comprar uma peça nova: a manutenção dela é muito complicada? Vou ter tempo e disposição de cuidar dessa peça da maneira adequada? Se respondeu não para a última pergunta, é melhor repensar a compra. 😉

  1. Não lave suas roupas com tanta frequência

Já esclarecendo desde o início que não estamos querendo dizer que é para sair com roupa fedida ou manchada por aí, tudo bem?

Dito isso e colocando as brincadeiras de lado, algumas roupas não precisam – e não devem – ser lavadas todas as vezes que as usamos (por exemplo, os jeans e os casacos). Avalie se você tem o costume de lavar com frequência sua peça apenas por hábito ou se é porque realmente está suja.

Ao diminuirmos a quantidade de lavagens, além de fazer nossas peças durarem mais, ainda evita o desperdício de água e dos produtos químicos utilizados nas lavagens. Se a peça não estiver precisando de um “banho de máquina de lavar”, uma dica é colocá-la para respirar ao ar livre após usá-las.

  1. Siga as instruções de lavagem de cada peça

Por mais óbvio que pareça para algumas pessoas, ainda tem muita gente que não lava suas peças conforme as instruções contidas nas etiquetas. E, além de descobrir como deve lavar sua roupa, nas etiquetas você também encontra o direcionamento de como secar e passar, além de saber se pode lavar a seco.

Deixe o guia acima em um local visível na sua lavanderia e use sempre que for lavar suas roupas. Tenho certeza que elas agradecerão a longo prazo e você também!

  1. Prefira o varal à secadora

Além de economizar energia, colocar as roupas para secar no varal ao invés de na secadora contribui para que elas durem mais. Mas, se continuar preferindo utilizar o eletrodoméstico, lembre-se de alguns pontos importantes.

  • Não lote a secadora;
  • Colocar no mesmo ciclo apenas as peças que requerem o mesmo tempo de secagem;
  • Retire as roupas da secadora assim que o ciclo terminar e já as guarde para evitar que fiquem super amassadas.
  1. Conheça o tecido de cada roupa

Essa dica vale tanto para a lavagem e secagem das peças quanto para saber se você deve guardá-las no cabide ou dobradas. E precisamos te dizer, se você acha que o ato de pendurar ou dobrar refere-se apenas à uma melhor organização do guarda-roupa para garantir espaço, está muito enganado.

Conhecer o tecido de cada roupa é imprescindível para entendermos que algumas peças podem, inclusive, deformar caso guardadas de modo errado e, consequentemente, terão uma durabilidade menor. Claro que há exceções, porém, na maioria dos casos, é interessante seguir as seguintes dicas:

  • Pendure os tecidos que são mais rígidos, não têm elasticidade e que amassam facilmente, como linho, brim, tricoline, seda e crepe;
  • Dobre aqueles que são mais maleáveis, que podem acabar esgarçando ou pegando marcas/formato do cabide. Ex: malha, lã, lycra, poliéster, malha fina, jersey e tricô.

Gostou das dicas? No nosso blog e Instagram temos muito mais sobre o mundo da moda, não percam! E se você quiser aquela roupa nova especial, dê uma olhadinha na nossa plataforma on-line de compra e venda de peças de second hand aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.